Em algumas ocasiões, tenho dado algum tempo para assistir na televisão a programação da denominação Igreja Mundial do Poder de Deus, do fundador Apóstolo Valdomiro Santiago.
Não tenho nada contra a expansão do ministério dele, porém, ninguém deve deixar de considerar como esse ministério cresce, porque a ética cristã deve ser constante nas atitudes de quem é líder cristão. Recentemente, a mídia secular o acusou de comprar um espaço ocupado por um colega pastor - as madrugadas da Band, usado pelo ministério do Pr. Silas Malafaia.
Comentando sobre a saída da emissora Band, o Pr Silas Malafaia foi comedido em suas palavras, não o acusou e nem desmentiu que Valdomiro Santiago tenha comprado o horário (ler aqui).
Numa comunidade do Orkut, um determinado usuário simpatizante do líder da IMPD escreveu o seguinte:
“Depois que comecei acompanhar a IMPD, não consigo parar para ver evangelistas que só pregam o evangelho sem mostrar o poder de Deus, não gosto de estudo bíblico misturado com assuntos de faculdade, acho o que edifica é o Poder de Deus, como apóstolo Paulo disse e, 1ª Coríntios 2.4 e 5: ‘Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus’". - Fatos e Notícias Cristãs.
O que dizer disso? Bem quanto ao “poder de Deus”, citado pelo internauta, creio que ele esteja se referindo às curas que são apresentadas na IMPD, mostradas na televisão. E se for isso mesmo, é necessário considerar que o poder divino não é apenas curas. É muito mais! É a transformação das almas. Lembremos-nos de Jesus, que sem efetuar milagres na vida de Nicodemos disse a ele que “é necessário nascer de novo”, e para Zaqueu “hoje veio salvação a essa casa” (João 3.7; Lucas 19.9). O Poder de Deus é a salvação da alma, e também a manifestação de milagres extraordinários e os demais dons concedidos pelo Espirito Santo.
Assistindo ao Valdomiro, mais de uma vez o vi falando em "poder de Deus" como se fosse apenas os eventos de curas, ao falar disso colocou a Igreja Mundial do Poder de Deus como se ela fosse superior às outras denominações, porque nas outras ele parece cogitar não acontecer milagres. Não é apenas o Valdomiro Santiago que faz comentários negativos contra denominações que, supostamente, não existem curas, já ouvi outros se comportando de modo semelhante.
Sobre a distribuição de dons espirituais
Ao fazer um estudo bíblico sobre os dons espirituais, constatamos que eles são nove, não é apenas o dons de curar, e são distribuídos conforme a vontade soberana do Senhor, não é entregue como o ser humano quer.
“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1ª Coríntios 12.4-11).
Se os dons não são distribuídos como o homem quer, então, é falta de bom senso por parte de quem critica comentar sobre haver ou não determinada atuação de dom em igreja X ou Y, criticar pastor X ou Y. Ora, é o Espírito Santo quem decide onde haverá curas e onde haverá palavra de sabedoria, ou, palavra do conhecimento, etc...
E.A.G.
Fonte: Belverede
Nenhum comentário:
Postar um comentário