PARCERIA MEUSLINKS

Gostou do blog? Então Participe!

Top 5 Postagens Mais Populares da Última Semana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Moçambicanos são alfabetizados por missionários cristãos da Jocum


Pela primeira vez, uma geração de moçambicanos que vive no delta do Zambeze tem a oportunidade de aprender a ler e escrever. Nesta área onde a pobreza e o analfabetismo são frequentes, a educação oferece a possibilidade de transformação radical.

Martin Luther King Jr. disse uma vez: "Não é preciso um diploma para servir, mas um coração cheio de amor." Marta Alige provou que isso é verdade. O ministério Jovens com uma Missão (Jocum) lançou o projeto com uma mulher moçambicana que não teve nenhum treinamento formal, apenas cinco anos de escola primária.

Marta foi pioneira. Ela foi uma das primeiras da sua geração de meninas a estudar em tempos de paz em Moçambique, e uma das primeiras de sua geração de missionários moçambicanos, assim como um jovem adulto que foi treinado pela Jocum de Marromeu, e passou o resto de sua curta vida trabalhando como missionário na fronteira isolada do Zambeze delta.

Por 10 anos a Jocum em Marromeu tem trabalhado nesta região do delta. A educação sempre foi uma enorme necessidade sentida para os moçambicanos. Vários anos atrás, depois de completar seu treinamento em Marromeu, Marta começou a primeira escola primária no delta.

Seu marido, Pedrito, vivia com ela lá, trabalhando num pequeno posto de primeiros socorros. Lentamente, com a ajuda de outro missionário, Tiago, e um professor do governo, Marta desenvolveu a escola. Foi percebido um constante progresso a partir da alfabetização.

Tragicamente, no final de 2010, Marta Alige morreu, após complicações durante uma cesariana. Ainda hoje, duas décadas depois da guerra civil de Moçambique, uma a cada 37 mulheres moçambicanas morrem no parto.

Felizmente a história de Marta não termina aqui. O trabalho que ela começou foi continuado através das vidas de três meninas adolescentes da Jocum e uma parceria cada vez maior de voluntários.

Recentemente, algumas novas parcerias se iniciaram. A missionária Caitlin foi na África do Sul em uma viagem de emergência. Ela conheceu Anne Herbert, a coordenadora de extensão para Mercy Air, com 27 anos de experiência de ensino de educação primária. Mais pessoas ouviram falar sobre o programa de alfabetização de Sena e começaram doando seu tempo e suas habilidades. Uma equipe da África do Sul criou a "sala de aula em uma caixa", contendo materiais de alfabetização práticos que podem ser facilmente transportados em áreas remotas.

Dez anos atrás não havia escolas na região do delta do Zambeze, e o analfabetismo era quase geral. Uma jovem mulher corajosa moçambicana começou uma escola debaixo de uma árvore.

A Jocum para as crianças de hoje continua seu trabalho em parceria com pessoas a nível internacional para oferecer esperança de mudança real para o delta. “Marta servia as crianças do delta com amor e devoção; sua curta vida dará muito fruto”, afirmam os missionários.



Fonte: Charisma News/Redação CPADNews

Nenhum comentário:

Lista das 10 postagens mais populares desde à criação do Blog

Pegue uma Bíblia e descubra Como ir para o Céu

O plano de Deus para a sua salvação

Primeiro você precisa saber:

1) Boas obras não salvam (Efésios 2:8,9 / João 14:6 / Tito 3:4-7)

2) Todos pecaram inclusive você (Rom 3:23)

3) E por isso todos estão indo para a morte eterna (o Inferno) (Rom 6:23)

4) Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar (João 3:16 / João 14:6 / Romanos 5:8 / Lucas 5:32)

E assim se você...

1) ... se arrepender e confessar que é pecador, (2 Cor 7:10 / 1 Jo 1:9)

2) ... crer que Jesus é o Filho de Deus (Rom 10:9)

3) ... e pedir a Ele: “Jesus me perdoa, me salva! (Rom 10:13 / Lucas 23:33-43)

Então você será salvo!

1) Todos os seus pecados serão perdoados e lavados pelo sangue de Jesus (I João 1:7 / Marcos 1:40-42)

2) Você terá vida eterna no céu com Deus (João 3:16 / João 14:2-6)

3) A salvação não se perde jamais (João 10:27-30)

“Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Cor 6:2)

Ninguém sabe quanto tempo vai viver, não adie a maior decisão que você tem a tomar na vida. Converse com Deus em uma oração simples, se arrependa, confesse, creia e clame “Jesus me perdoa, me salva, me lava, me transforma!” E assim você poderá ter absoluta certeza da salvação.

Fonte: Editora Elim – www.editoraelim.com.br – (21) 2415-7923

FOLHETO: ESTA FOI A SUA VIDA!

VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA VER?

PAÍSES QUE PASSARAM POR AQUI: QUASE 160

free counters