Olhando de longe, Ben Underwood é um garoto americano tradicional. Mora no subúrbio, joga videogame, vai ao colégio, anda de patins com habilidade. Mas é só chegar perto dele para ver, ou melhor, ouvir, o que o faz diferente, especial. Enquanto anda, ele faz um clique - um estalo com a boca. Não é um tique nervoso. É emitindo um barulhinho esquisito que ele enxerga. Ou melhor, é assim que ele percebe os obstáculos à sua frente.
Como os golfinhos e morcegos, o rapaz de 15 anos se movimenta por ecolocalização - um dos pouquíssimos seres humanos a desenvolver essa habilidade. Ele emite um som e, a partir da velocidade e volume do eco, é capaz de "enxergar" do que se trata - com seus cliques ele pula obstáculos, diz se é um carro ou uma caminhonete, atinge uma pessoa com uma bola jogando queimada. Foi a maneira que ele encontrou para viver uma vida razoavelmente normal depois de perder a visão, aos 3 anos. "Se eu andasse de bengala, os meninos da escola iriam quebrá-la".
Seu treinamento foi como em filmes: sua mãe e irmãos mais velhos nunca o trataram com piedade. Na escola, um professor o desafiava depois das aulas perguntando a localização de objetos para que ele melhorasse seus instintos. O próprio garoto testava seus limites. De vez em quando, tentava correr e esborrachava a cara na parede. Levantava, continuava com seus cliques. Aprendeu a "ler" os sons mais rapidamente. Sua audição lhe permite derrotar o irmão em jogos de luta no videogame (pelo som dos personagens ele consegue ver qual golpe está sendo dado) ou jogando pebolim - o som da bola correndo na madeira o ajuda a saber onde deve bater para fazer os gols. Assista ao documentário sobre Ben , é um vídeo dividido em 5 partes em inglês o que não o impede de entender com funciona este milagre.
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Fonte: Inutilidades / Brasil Universo Digital
3 comentários:
Graças a Deus! Impressionante, nunca vi nada assim. Excelente documentário, que Deus o abenço-e.
Graças a Deus! Nunca vi nada assim. Excelente documentário, que Deus o abenço-e!
Eu assisti a esse documentário, é fantástico. Não só ele mas existe até um curso sobre isso.
Infelizmente Ben faleceu no inicio de 2009 do câncer que tirou sua visão quando criança. Ele até tem um site, google o nome dele!
Abraço a todos
Postar um comentário