PARCERIA MEUSLINKS

Siga Também no Google+

Gostou do blog? Então Participe!

Top 5 Postagens Mais Populares da Última Semana

sábado, 1 de maio de 2010

Desastre: O rompimento de uma barragem, destruindo vidas e sonhos

Fonte imagens: portal 180 graus
Me chamo Erisvaldo.
 No dia 7 de Setembro de 1997, eu fui convidado a trabalhar em Cocal; mais precisamente no interior, na construção da barragem Algodões, cerca de 270 km de Teresina. A localidade era um vale, que tinha como rio o pirangi, que mesmo estreito e de pouca água, era perene o ano todo.
Assumi a função de apontador de obra, como também assumia alguns compromissos de provideciar mantimentos e pagamentos do trabalhadores.
Trabalhei 1 ano e 2 meses; alojado num casarão próximo à obra. Durante esse tempo fiz bastante amizade com várias pessoas que me chamavam de "Gel", como eu era conhecido; e conheci vários povoados adjacentes ao de Algodões.
Conhecia Algodões como a palma da minha mão; lá moravam comerciantes, agricultores, criadores de animais e viviam cada um de seus negócios.

 O tempo passou e a conclusão da obra se findou, dando notoriedade e prestígio àquele lugar, que chamava atenção de muita gente; tanto para turismo, pesca, quanto para o comércio local.
 Mais casas foram construídas, projetos executados e Todos eram felizes; tinham naquele lugar, uma probabilidade de vida melhor e um futuro promissor.

 No dia 27 de maio de 2009, depois de mais de 48 horas de fortes chuvas, o que ninguém queria aconteceu; a valorosa barragem que tinha capacidade de 52 milhões de metros cúbicos de água, não suportou a quantidade excessiva de água e rompeu formando um "tsunami"; uma onda gigante de 10 metros de altura que varreu vários povoados destruindo tudo pela frente. Centenas de árvores foram arrancadas e muitas casas desfeitas desde o telhado, até o alicerce.
Rebanhos de gados, porcos, galinhas e criações em geral foram dizimados. 
Graças à órgãos do estado, muitos moradores já tinham desocupado suas casas, temendo o pior. Mas com alguma "promessa" de que a barragem não corria risco de estourar, alguns retornaram à suas casas; atitude que custaram vidas humanas, que é o maior patrimônio.

Foram ceifadas vidas de adultos e crianças, e muitos ficaram feridos e outros perdidos em morros altos.  A quantidade mortes só não foi maior, porque houve um senhor, que à medida em que as águas turbulentas percorriam, ele acelerava em seu carro com vantagem na frente "gritando" anunciando em vóz alta que a barragem havia rompido. Ato heróico que salvou muitas pessoas.
 O senhor se salvou, mas a sua casa e todos os seus bens foram por água abaixo.
 Toda a extensão dos lugares onde as águas correram, ficou irreconhecível!.. Um cenário desolador e apocalíptico.
 Essa com certeza, foi uma das maiores tragédias registradas na história do piauí. Muita gente, com extensão de Cocal até o município de Boriti dos lopes sofreram as consequências. Muitas pessoas foram pegas de surpresa, pois levavam uma vida cotidiana normal, e não tomaram ciência das águas tão repentinas.

Obs.  A bíblia também dá ênfase de algo semelhante: "Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." Mateus, 24:38-39.
 Assim como os moradores atingidos pela tragédia não souberam o dia nem a hora em que se romperia a barragem,  Igualmente, Jesus Cristo virá e ninguém sabe o dia nem a hora. Virá quando todos tiverem vivendo cotidianamente suas vidas.

 A melhor maneira de está preparado para tragédias ou até mesmo a morte, é aceitando Jesus Cristo como seu Salvador. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Mateus 24:44


 Autor: Aldo Santos
 Fonte: Blog O guarda de Israel

Nenhum comentário:

Lista das 10 postagens mais populares desde à criação do Blog

Pegue uma Bíblia e descubra Como ir para o Céu

O plano de Deus para a sua salvação

Primeiro você precisa saber:

1) Boas obras não salvam (Efésios 2:8,9 / João 14:6 / Tito 3:4-7)

2) Todos pecaram inclusive você (Rom 3:23)

3) E por isso todos estão indo para a morte eterna (o Inferno) (Rom 6:23)

4) Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar (João 3:16 / João 14:6 / Romanos 5:8 / Lucas 5:32)

E assim se você...

1) ... se arrepender e confessar que é pecador, (2 Cor 7:10 / 1 Jo 1:9)

2) ... crer que Jesus é o Filho de Deus (Rom 10:9)

3) ... e pedir a Ele: “Jesus me perdoa, me salva! (Rom 10:13 / Lucas 23:33-43)

Então você será salvo!

1) Todos os seus pecados serão perdoados e lavados pelo sangue de Jesus (I João 1:7 / Marcos 1:40-42)

2) Você terá vida eterna no céu com Deus (João 3:16 / João 14:2-6)

3) A salvação não se perde jamais (João 10:27-30)

“Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Cor 6:2)

Ninguém sabe quanto tempo vai viver, não adie a maior decisão que você tem a tomar na vida. Converse com Deus em uma oração simples, se arrependa, confesse, creia e clame “Jesus me perdoa, me salva, me lava, me transforma!” E assim você poderá ter absoluta certeza da salvação.

Fonte: Editora Elim – www.editoraelim.com.br – (21) 2415-7923

FOLHETO: ESTA FOI A SUA VIDA!

VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA VER?

PAÍSES QUE PASSARAM POR AQUI: QUASE 160

free counters