PARCERIA MEUSLINKS

Gostou do blog? Então Participe!

Top 5 Postagens Mais Populares da Última Semana

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A mais poderosa bomba atômica já feita pelo homem

Naquela manhã pacata do dia 30 de Outubro de 1961, mais precisamentes às 11h32min, os moradores da Finlândia e Noruega vêem um clarão no céu. Logo vem um tremor de terra, seguido de vidros e telhas quebrando aos montes. Os sismógrafos de todo o mundo registram terremotos de 5,2 da escala Richter, cujo epicentro é o norte da Rússia. Os finlandeses e noruegueses estavam confusos: o que aconteceu? A quase 1000 km dali tinha acabado de explodir a maior bomba atômica já criada pelo homem.

A bomba foi apelidada de “Ivan”, mas também é chamada de “Bomba Tsar”, ou “Bomba Czar” ou simplesmente o “Rei das Bombas”. Foi a bomba atômica mais forte, mais destrutiva, mais poderosa já criada pelo homem. Sua confecção foi ordenada pelo então premier russo Nikita Khrushchev. Ele queria uma bomba de 100 MT (MegaTons), mas os cientistas acharam prudente fazer uma bomba com metade disso, senão os resíduos radioativos poderiam contaminar toda a Rússia e a Europa.

Pesando 27 toneladas, medindo 8 metros de comprimento e sendo lançada de um pára-quedas especial (que pesava 800 quilos) de dentro do avião Tu-95, a bomba explodiu no arquipélago de Novaya Zemlya a cerca de 4000 metros de altura. Em apenas um segundo, criou-se uma bola de fogo de mais de 6 km de extensão que tocou o chão e quase acertou o avião que lançou a bomba. O clarão pode ser visto a mais de 2000 km de distância do epicentro. A comunicação de rádio deixou de funcionar por mais de uma hora, foi o tempo que os militares russos levaram para saber se a tripulação do Tu-95 tinha sobrevivido. Num raio de 100 km da explosão, tudo foi completamente destruído. Quem estivesse a esta distância, ainda assim sofreria queimaduras de 3º grau.

Para comparação, o Little Boy (a bomba que explodiu sobre Hiroshima), possuía algo em torno de 15 KT (quilitons), ou o equivalente a 15 mil toneladas de explosivo TNT. Com seus 50 megatons, ou 50 milhões de toneladas de TNT, o “Rei das Bombas” possuía nada menos do que o poder de mais de 3300 bombas Little Boy. O processo de fissão nuclear durou uma fração de segundo, mas liberou 1,4% da energia produzida pelo Sol.

Não mais se investiu em bombas mais poderosas, ao menos não oficialmente. A Guerra Fria e sua Corrida Armamentista ainda iam durar quase 30 anos depois deste episódio. Segue um breve vídeo feito a bordo do Tu-95 e por câmeras espalhadas pelo arquipélago.




Fonte: Uma visão do mundo

3 comentários:

AndrePalmaFotografia disse...

Parabéns pelo post!!!!!

Unknown disse...

1,4% da energia produzida pelo Sol? Há há

o ser humano, em toda sua existência, não produziu a energia que o sol produz em um segundo.

Essa informação deve estar errada.

Cleverson disse...

Não, não esta ja vi outras materias sobre essa bomba e realmente a energia que ela gerou equivale de 1 a 1,4% da energia gerada pelo Sol em 1s ( 5,3 YottaWatts). Existem os relatos dos militares envolvido que comentam sobre as rochas das montanhas proximas que derreteram com o calor da explosão.
Agora, uma outra questão: se esse negocio explodindo a 4000mt de altitude fez tudo esse estrago, oq ela teria causado se explisse em terra ao nivel do mar. Acredito que os tremores seriam maiores doque qualquer terremoto ja registrado e simplesmente o arquipelago teria desaparecido do mapa!

Lista das 10 postagens mais populares desde à criação do Blog

Pegue uma Bíblia e descubra Como ir para o Céu

O plano de Deus para a sua salvação

Primeiro você precisa saber:

1) Boas obras não salvam (Efésios 2:8,9 / João 14:6 / Tito 3:4-7)

2) Todos pecaram inclusive você (Rom 3:23)

3) E por isso todos estão indo para a morte eterna (o Inferno) (Rom 6:23)

4) Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar (João 3:16 / João 14:6 / Romanos 5:8 / Lucas 5:32)

E assim se você...

1) ... se arrepender e confessar que é pecador, (2 Cor 7:10 / 1 Jo 1:9)

2) ... crer que Jesus é o Filho de Deus (Rom 10:9)

3) ... e pedir a Ele: “Jesus me perdoa, me salva! (Rom 10:13 / Lucas 23:33-43)

Então você será salvo!

1) Todos os seus pecados serão perdoados e lavados pelo sangue de Jesus (I João 1:7 / Marcos 1:40-42)

2) Você terá vida eterna no céu com Deus (João 3:16 / João 14:2-6)

3) A salvação não se perde jamais (João 10:27-30)

“Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Cor 6:2)

Ninguém sabe quanto tempo vai viver, não adie a maior decisão que você tem a tomar na vida. Converse com Deus em uma oração simples, se arrependa, confesse, creia e clame “Jesus me perdoa, me salva, me lava, me transforma!” E assim você poderá ter absoluta certeza da salvação.

Fonte: Editora Elim – www.editoraelim.com.br – (21) 2415-7923

FOLHETO: ESTA FOI A SUA VIDA!

VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA VER?

PAÍSES QUE PASSARAM POR AQUI: QUASE 160

free counters