PARCERIA MEUSLINKS

Gostou do blog? Então Participe!

Top 5 Postagens Mais Populares da Última Semana

domingo, 4 de dezembro de 2011

Ex-jogador Sócrates morre em São Paulo aos 57 anos

Ex-jogador não resiste à 3ª internação e morre vítima de infecção generalizada
Ari Resch

Foto: Gazeta Press

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira teve uma trajetória tão extensa e única quanto seu nome completo. Ídolo da torcida corintiana, fugiu ao estereótipo do típico jogador de futebol. Além de ser formado em Medicina (daí o apelido de “Doutor”), sempre se mostrou bem articulado, dono de opiniões sólidas sobre política e cultura.

Não à toa, no início dos anos 80 foi o principal articulador da Democracia Corintiana. Movimente que, em plena ditadura militar do presidente-general João Figueiredo, passou a defender maior autonomia e direitos aos jogadores (como o fim da concentração) e o voto direto para presidente da República. O movimento Diretas Já, aliás, contou com amplo apoio do jogador.

Sócrates nasceu em Belém, no Pará, no dia 19 de fevereiro de 1954. Apareceu para o futebol nos anos 70, no Botafogo de Ribeirão Preto. Aluno da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, só se transferiu para um time grande quando pegou o diploma de médico, em 1978. Por esse motivo, sua chegada ao Corinthians foi um tanto tardia, se concretizando apenas aos 24 anos.

O Corinthians que recebeu Sócrates em 1978 respirava novos ares desde o ano anterior. A equipe vencera o Campeonato Paulista de 1977, sobre a Ponte Preta, encerrando seu jejum de 23 anos sem títulos. Sem a mesma cobrança dos anos de escassez, o time do Parque São Jorge foi campeão paulista novamente, já com o “Doutor” em campo, em 1979.

Sua jogada característica era o toque de calcanhar com o qual marcava gols ou, principalmente, deixava os companheiros na cara do goleiro adversário. Também era sua marca a comemoração com o braço direito estendido e o punho fechado.

No Parque São Jorge, encontrou as condições e os colegas ideais para o período que ficou marcado no clube como a Democracia Corintiana. Ao lado de Wladimir, Casagrande e Zenon, e com Adílson Monteiro Alves como diretor de futebol do clube, Sócrates tornou-se símbolo de uma época em que todos no clube, do roupeiro ao presidente, passando pelos jogadores, opinavam sobre as principais questões do time. Isso foi ao encontro das manifestações por democracia na sociedade brasileira, naqueles que seriam os últimos anos da ditadura militar. O Corinthians de Sócrates refletia os anseios da sociedade.

Convocado pelo técnico Telê Santana, foi um dos maiores nomes da inesquecível seleção brasileira da Copa de 1982. Encantou o mundo ao lado de Zico e Falcão, mas não escapou do estigma pela sofrida eliminação frente à Itália. Em 86, disputou sua segunda Copa e liderou a seleção ao lado de Careca. Porém, nova eliminação, desta vez para a França.

Dois anos antes, em 1984 Sócrates trocara o Corinthians pela Fiorentina, da Itália, mas não obteve sucesso. Jamais escondeu uma certa desconfiança de seus colegas de clube por conta de suposta manipulação de resultados. Retornou ao Brasil em 85 para jogar no Flamengo, de Zico. Depois, ainda defenderia o Santos. Encerrou a carreira em 1989, no mesmo Botafogo que o revelou para o futebol.

Após pendurar as chuteiras, vivenciou o surgimento para o futebol de seu irmão Raí, que também começou no Botafogo-SP antes de se tornar um dos maiores ídolos da história do São Paulo.
Além do futebol e da Medicina, Sócrates sempre mostrou proximidade com o mundo das Artes. Foi compositor e cantor (chegou a grava disco), além de escritor e pintor.

Fonte: IG / http://www.gaz.com.br

Nenhum comentário:

Lista das 10 postagens mais populares desde à criação do Blog

Pegue uma Bíblia e descubra Como ir para o Céu

O plano de Deus para a sua salvação

Primeiro você precisa saber:

1) Boas obras não salvam (Efésios 2:8,9 / João 14:6 / Tito 3:4-7)

2) Todos pecaram inclusive você (Rom 3:23)

3) E por isso todos estão indo para a morte eterna (o Inferno) (Rom 6:23)

4) Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar (João 3:16 / João 14:6 / Romanos 5:8 / Lucas 5:32)

E assim se você...

1) ... se arrepender e confessar que é pecador, (2 Cor 7:10 / 1 Jo 1:9)

2) ... crer que Jesus é o Filho de Deus (Rom 10:9)

3) ... e pedir a Ele: “Jesus me perdoa, me salva! (Rom 10:13 / Lucas 23:33-43)

Então você será salvo!

1) Todos os seus pecados serão perdoados e lavados pelo sangue de Jesus (I João 1:7 / Marcos 1:40-42)

2) Você terá vida eterna no céu com Deus (João 3:16 / João 14:2-6)

3) A salvação não se perde jamais (João 10:27-30)

“Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Cor 6:2)

Ninguém sabe quanto tempo vai viver, não adie a maior decisão que você tem a tomar na vida. Converse com Deus em uma oração simples, se arrependa, confesse, creia e clame “Jesus me perdoa, me salva, me lava, me transforma!” E assim você poderá ter absoluta certeza da salvação.

Fonte: Editora Elim – www.editoraelim.com.br – (21) 2415-7923

FOLHETO: ESTA FOI A SUA VIDA!

VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA VER?

PAÍSES QUE PASSARAM POR AQUI: QUASE 160

free counters