O esqueleto que os arqueólogos encontraram debaixo do solo de um parque de estacionamento de Leicester, cidade localizada no centro de Inglaterra, pertence mesmo ao rei Ricardo III. A descoberta surge após estudos de ADN realizados pela Universidade de Leicester.
Segundo revela o arqueólogo Richard Buckley, investigador da Universidade de Leicester, os testes de ADN realizados ao esqueleto retiram todas as dúvidas: o corpo exumado em setembro passado é "pertence ao rei Ricardo III, o último monarca britânico da casa de Plantagenet".
Depois desta declaração feita numa conferência de imprensa, a plateia reagiu com um aplauso, como regozijo pela importante descoberta, que se iniciou em 2012, aquando da exumação do corpo, a partir do parque de estacionamento.
Trata-se do fim de um mistério que durou mais de cinco séculos, desde a morte de Ricardo III, em 1485, em Inglaterra. O paradeiro do corpo deste monarca era desconhecido e, finalmente, termina a busca que apaixonou os arqueólogos ingleses, sobretudo, mas também de todo o mundo.
O monarca morreu durante um combate, na batalha de Bosworth Field, precisamente perto da cidade de Leicester. E foi a morte do rei que determinou o fim da 'Guerra das Duas Rosas', disputa dinástica pelo trono britânico.
Os pormenores históricos desta batalha eram conhecidos, mas não se sabia onde estava o corpo deste monarca. Algumas teorias 'colocavam-no' numa capela franciscana, entretanto destruída em meados do século XVI. Outras teorias sustentavam que o corpo de Ricardo III tinha sido depositado num rio.
Com informações do: P. Pravda
Nenhum comentário:
Postar um comentário