início

domingo, 6 de novembro de 2011

Sexo promíscuo pode fazer mais do que partir seu coração — estudo constata ligação entre HPV e ataque do coração

Foto-Wikipédia

John-Henry Westen
GALVESTON, EUA, 27 de outubro de 2011 (Notícias Pró-Família) — Uma doença sexualmente transmissível resistente às camisinhas, o vírus do papiloma humano (HPV), conhecido como a principal causa do câncer do colo do útero, tem também sido ligado a um risco maior de ataque do coração, de acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta semana.
Mulheres com variantes provocadoras de câncer do vírus do papiloma humano (HPV) podem estar em risco maior de sofrer doença cardiovascular (DCV) e derrame cerebral, mesmo quando não está presente nenhum fator de risco para o DCV.
Pesquisadores da Seção Médica da Universidade do Texas (conhecida como UTMB) em Galveston são os primeiros a investigar uma conexão potencial entre DCV e HPV, uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns nos EUA. As descobertas deles foram publicadas na edição de 1 de novembro da Revista do Conselho Americano de Cardiologia.
“Aproximadamente 20 por cento dos indivíduos com DCV não mostram nenhum fator de risco, indicando que outras causas ‘não tradicionais’ podem estar envolvidas no desenvolvimento da doença. O HPV parece ser um desses fatores de risco entre as mulheres”, disse o principal autor Dr. Ken Fujise, diretor da Divisão de Cardiologia da UTMB.
Fujise e seus colegas creem que a ligação pode ser devido ao papel do HPV na inativação de dois genes que suprimem tumores, o p53 e a proteína retinoblastoma (pRb).
“Se esse mecanismo biológico for comprovado, uma droga composta que inibe a inativação do p53 poderia ajudar a impedir o DCV nas mulheres que já estão infectadas com o HPV”, disse Fujise.
O estudo analisou aproximadamente 2.500 mulheres entre as idades de 20 a 59 usando dados de seções transversais da Pesquisa Nacional de Exame de Nutrição e Saúde do período 2003-2006.
Artigos relacionados:
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e de baixo calão não serão aceitos. Faça um comentário coerente; é importante pra nós. Obrigado e A paz aos de boa vontade.