início

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Criar bicho silvestre sem registro é crime

Criar ou prender bichos silvestres em casa, sem autorização, é crime ambiental Criar animais silvestres em casa é proibido por lei. A multa é de 500 reais, mas pode chegar a 5.500 reais se o bicho estiver na lista das espécies ameaçadas de extinção. O IBAMA estuda a alternativa de criar a figura do fiel depositário. A intenção é formalizar a obrigação legal do proprietário de cuidar adequadamente do animal. Recomenda-se a quem já tiver um bicho em casa informar-se com especialistas sobre a alimentação mais adequada e os cuidados de que os bichos necessitam. Para quem deseja ter um animal silvestre no quintal, a única saída é procurar um criador autorizado pelo IBAMA. Já existem no país dezenas de criadouros de aves, como arara, papagaio e canários, e de outras espécies, como jacaré e tartaruga. O objetivo desses estabelecimentos é fornecer animais ao mercado interno, como forma de combater o comércio ilegal. Os preços são mais altos, mas o comprador leva para casa um bicho identificado, com garantias sanitárias e certificado de procedência, o que evita o risco de multa. Fonte: Canal Verde

2 comentários:

  1. Imagem e texto impactantes! O recado passado é muito importante!

    Parabéns pelo blog.

    Retribuindo a visita.

    Fé Inabalável,
    Natália Silva.

    ResponderExcluir
  2. gostei... temos mesmo que denunciar não só os maus tratos que é repugnante, mas como também a extração dos animais do seu habitat natural.

    gostei do seu blog! é bem variado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e de baixo calão não serão aceitos. Faça um comentário coerente; é importante pra nós. Obrigado e A paz aos de boa vontade.