Um vídeo postado há algum tempo no you tube está sendo muito assistido com mais de 160.000 exibições. O vídeo faz uma denúncia sobre o assassinato de crianças indígenas que foram enterradas vivas, apenas por terem defeitos físicos.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Artigo III toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal
QUAIS SÃO OS LIMITES ENTRE A CULTURA E A VIDA? "Muitos brasileiros desconhecem desta triste realidade que assola várias tribos... O estado brasileiro deve assegurar o direito à vida.
Vídeo que fiz em torno do documentário do site hakani.org" gutoanjinho
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Artigo III toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal
QUAIS SÃO OS LIMITES ENTRE A CULTURA E A VIDA? "Muitos brasileiros desconhecem desta triste realidade que assola várias tribos... O estado brasileiro deve assegurar o direito à vida.
Vídeo que fiz em torno do documentário do site hakani.org" gutoanjinho
ATENÇÃO:
ESTE VÍDEO CONTÉM IMAGENS FORTES E CHOCANTES, E NÃO É RECOMENDADO PARA ALGUMAS PESSOAS.
Eu, como descendente de índio, fiquei chocado com este fato; ainda mais se tratando de crianças indígenas brasileiras.
Gostaria que alguma fonte possa fazer um comentário preciso sobre a veracidade do conteúdo desse vídeo.
Com informações do you tube
meu Deus....
ResponderExcluirnão sei muito,pois sou descendente de africanos...mas isso é horrivel..
e o congresso ainda trata os indios como indigentes :S
injustiçaaaaaaaaaaaaaa
Não é pq são indigentes
ResponderExcluirmas pq na constituição afirma que é crime vc impor uma cultura sob um povo que tem outra
e a constituição faz parte da cultura "branca".
a FUNAI que incentiva muito a indios seguirem moralmente a constituição
mas eles querem sua cultura,então é um processo bem dificil.
Aqui onde eu moro tinha um indio que era motorista de van, ele vive causando acidente mas não pode ser preso justamente por causa disso; pq fazer a ele responder um crime é impor uma cultura totalmente diferente =(
porra cara
ResponderExcluirisso eh cultura
eh o que deixa vc vestido
eh o faz vc come arroz e feijao
isso eh a cultura deles
nao podemos interferir em uma cultura
eh a mesma coisa q cristaos irem lah e evangeliar eles
jah nao basta o que nao fizemos a 500?
Meu trabalho de conclusão de curso, foi com base neste tema, o "infanticídio nas aldeias indígenas"
ResponderExcluirTive contato com algumas aldeias inclusive, para saber até que ponto isso é verdade. Ouvi vários relatos de mães que abandonaram seus filhos na selva, por não serem do sexo pretendido, no caso de gêmeos o que sai por último é sacrificado.. ou até mesmo quando a mãe está amamentando outra criança..
Devido à legislação própria (estatuto do índio), as autoriadades acham por bem não "influenciar" na cultura silvícola. Mais até onde eu andei vendo, tem um projeto de lei pra ser aprovado, a Lei Lei Muwaji (Dispõe sobre o combate a práticas tradicionais nocivas e à proteção dos direitos fundamentais de crianças indígenas, bem como pertencentes a outras sociedades ditas não tradicionais).
Tem várias ONG´s que tentam mostrar o que acontece realmente. Acho que o estopim de toda esta mobilização foi o caso da índia Hakani. Relatado pela ONG “ATINI VÓZ PELA VIDA.”
Onde eles apóiam o apadrinhamento de crianças de comunidades indígenas! E há algum tempo atrás soltaram uma “revista” chamada “Quebrando o silencio” que relata o que acontece de FATO nas aldeias!
Um trabalho Lindo! Recomendo que visitem o site!
É importante destacar que a cultura é dinâmica e não imutável. A cultura não é o bem maior a ser tutelado, mas sim o ser humano, no intento de lhe propiciar o bem-estar e minimizar seu sofrimento.
Enfim este assunto rende muuuita conversa mais por hoje chega! Um abraço a todos!
Vejam o que as culturas e religiões fazem. Eu digo: sou ateu e sou contra todo tipo de religião. Os ateus não se preocupam com deuses, mas sim com as pessoas. Nem perdemos tempo com sacrifícios inúteis e nos preocupamos com a vivência dos nossos semelhantes, independente de tudo.
ResponderExcluirHoje, o maior problema do mundo pode ser dividido em três grandes causas: Dinheiro, Religião e Destruição do Meio Ambiente.
Se nenhum destes existissem, talvez o mundo fosse diferente e melhor.
Tá bom... você come carne de boi correto? E acha isso muito bom, mas na índia isso é uma pratica desprezível, mas mesmo assim você acha correto. Na china comem cães, o que você acha disso? Bom, é o mesmo sentimento que o indiano acha de você, respeite a cultura dos outros povos amigo!
ResponderExcluirPutz...nóssos decendestes, fizeram coisas piores com essas tribos. Matando-os de forma mais impiedosamente e acabando com muitas culturas indigenas. E agora querem acabar com mais uma???
ResponderExcluirOs direitos humanos é algo proposto pelo geral. E não que todos devem comprir. Se uma cultura for contra. Que sejam. Não sou eu de outra cultura, que vou obrigalos a seguir o que chamo de "Direitos"....Sou contra a interversão do estado, na cultura dessa tribo indigena...
Nossa..
ResponderExcluirNão se pode dizer que isso é um ato de cultura.
Isso é um ato de ignorância, a igreja católica queimou matou milhares de pessoas em atos ignorantes, e agora vamos fazer o que? deixar que por causa de um erro cometido antigamente crianças continuem sendo sacrificadas por que é "da cultura deles" fazer isso.
A pena de morte contra assassinos e estupradores aqui no Brasil é vista como uma coisa ruim, e isso eles deixam passar?
Fuck politicos, Fuck cultura primitiva e idiota, Fuck \o
SERIA BOM QUE AS PESSOAS COMENTASSEM SEM PALAVRÕES OU XINGAMENTOS OU DISCRIMINAÇÃO; POIS NESSA SITUÇÃO É DIFÍCIO DE SER APROVADO.
ResponderExcluirOBRIGADO.
Essa sem dúvida é uma questão bastante polêmica. Óbviamente é errado um povo impor sua cultura à outro povo. Na verdade nada deve ser imposto à ninguém. O livre arbítrio e a liberdade são direitos inalienáveis do ser humano, e devem ser defendidos. E essa é a questão que não foi percebida por muitos dos comentários que li. Se uma mulher muçulmana resolver mudar de religião e deixar de vestir uma burka, ela tem o direito à isso. Se uma garotinha africana não quiser aderir à uma prática ritualística centenária e ser mutilada, ela tem o direito à isso. Se uma criança indígena não concordar em ser assassinada pelos seus familiares, ela tem o direito à isso. Isso não seria impor uma cultura sobre outro povo. Seria resgatar um indivíduo que não concorda com a cultura que foi imposta à ele e que quer ser resgatado.
ResponderExcluirMEU DEUS!
ResponderExcluiré realmente uma situação muito delicada e apesar de ter me emocionado e ter ficado extremamente chocada, é muito dificil dizer o que é certo e errado universalmente... o que é errado para mim pode não ser errado para vc,
No começo vi como uma atitude condenável, mas depois vi que é condenável para MIM, pq muito oque foi dito nos comentários acima é verdade: cultura é cultura.
:/